O que é um driver?

DEFINIÇÃO DE DRIVER DE ACORDO O BLOG DRIVERSID.

O driver de dispositivo ou controlador de dispositivo é um software/programa que tem a função de fazer com que o sistema operacional se comunique com o hardware ou com os dispositivos e faça uma interligação entre si. Sem estes drivers, o dispositivo conectado ao computador, como uma placa de vídeo, webcam ou uma impressora por exemplo, não funcionará corretamente.
Na maioria das vezes, os drivers são fornecidos com o Windows e são instalados assim que o sistema é iniciado pela primeira vez.
Mas, em muitos casos é preciso localizar o driver manualmente, quando o mesmo não é instalado pelo Windows.
Muitos dispositivos têm a função "Plug and Play", basta plugar e seu driver é reconhecido automaticamente e o dispositivo passa a funcionar e interagir como sistema.

Enfim, os drivers fazem a comunicação entre o Sistema e o Hardware. Exemplos de Hardware são (webcam, impressora, placas de vídeo e rede, som, monitor, pen-drives, mouses, teclados, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, Mac, etc...). O Sistema Operacional na sua máquina recebe as instruções contidas no driver, processa e a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware e fazê-lo funcionar.

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Driver_de_dispositivo
http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-driver#1TC=windows-7
Categoria: Suporte

Obrigado por acessar O que é um driver?, espero ter sido útil. Por favor compartilhe isso...!

1 Comentário em "O que é um driver?"

obrigada pela ajuda,fiquei muito satisfeita.

Back To Top